Uma britânica que sofria de anorexia há 10 anos teve uma parada cardíaca enquanto tomava banho, mas foi salva pela mãe, a auxiliar de enfermagem Carol Dewhurst, que fez uma ressuscitação cardiopulmonar enquanto os paramédicos não chegaram. Lorna Dewhurst, 33 anos, estava pesando 31 quilos, o que comprometeu seriamente os músculos do corpo, inclusive os cardíacos, segundo informações do jornal Daily Mail.

Dewhurst ficou internada por duas semanas na UTI do Hospital Royal de Liverpool, no interior da Inglaterra. A mulher contou ao jornal que não se lembra de nada que aconteceu nas duas semanas, pois estava em coma. Depois de uma melhora de seu estado de saúde, ela foi transferida para um hospital em Bristol, para ficar mais próxima da família.

Por quase um mês, Lorna Dewhurst precisou de ajuda médica e da família para fazer qualquer atividade: desde andar até beber água. “Não tinha forças para nada. Eu precisava que me carregassem. Até sentar era um enorme esforço. Meu coração estava muito fraco”, lembra.

Após um mês, Dewhust conseguiu andar e realizar atividades básicas sem ajuda.

Nesta semana, faz um ano do ocorrido. “Agradeço por estar viva. Minha mãe conseguiu me trazer de volta à vida, me dando uma nova chance. Hoje tento levar uma vida normal”, disse. A britânica está dando palestras na Semana de Debates Sobre Transtornos Alimentares, evento que está sendo realizado na Inglaterra, a fim de alertar sobre os reais perigos da anorexia.

O transtorno alimentar afeta quase 2 milhões de pessoas na Grã-Bretanha.