Brasileiro que sobreviveu a avalanche prosseguirá expedição
O cearense Rosier Alexandre que sobreviveu ao acidente mais violento da história do Everest vai prosseguir com a expedição de escalar a maior montanha do mundo. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do montanhista na manhã deste sábado. “Conversei com ele por volta da 1hora da madrugada via internet. Eles estão muito abalados, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O cearense Rosier Alexandre que sobreviveu ao acidente mais violento da história do Everest vai prosseguir com a expedição de escalar a maior montanha do mundo. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do montanhista na manhã deste sábado. “Conversei com ele por volta da 1hora da madrugada via internet. Eles estão muito abalados, o clima é de muita comoção no campo-base, mas ele se reuniu com a equipe e decidiram que vão continuar. Todas as equipes estão se ajudando muito”, informou Danubia Pereira.
O brasileiro estava no campo-base do Everest (5.350 metros), abaixo dos acampamentos atingidos pela avalanche. Mesmo assim, três pessoas que integravam a equipe de Rosier morreram no acidente. De acordo com a assessora, o cearense disse que a informação repassada a eles no local da tragédia é de 14 mortos. Todos eles seriam sherpas, guias nativos contratados para ajudar nas escaladas dos alpinistas. Os socorristas ainda buscam por desaparecidos. Para Danubia, a questão psicológica a ser enfrentada após a tragédia tornará o desafio ainda maior.
“Helicópteros chegam a todo momento com os corpos, é de arrepiar. É uma imagem muito triste. Mesmo com toda essa cena, ele irá seguir. Ele se prepara há 10 anos. É um sonho, com um investimento alto, dedicação e planejamento. E na montanha eles lidam muito com a morte. Eles avaliaram que todos vão permanecer, desde que as condições de segurança não estejam comprometidas”, reforçou a assessora.
Como a trilha de escalada foi bloqueada pela neve, os montanhistas estão abrindo um novo caminho para fazer a subida, que acreditam ser mais seguro. “O risco ainda existe, mas o que aconteceu foi uma fatalidade porque as avalanches ocorrem no período da tarde e essa foi no final da madrugada. Foi fora do comum”, disse Danubia.
A previsão inicial de chegada ao topo em 20 de maio está mantida, apesar do acidente. O brasileiro havia chegado no dia 13 ao acampamento, e a previsão é que ele atingisse no domingo o ponto onde ocorreu a avalanche.
Descendente de uma família de agricultores, Rosier nasceu em Taipa, zona rural do Ceará, e trabalhou no campo até os 15 anos. Ficou conhecido quando se tornou o primeiro montanhista do Norte/Nordeste a escalar o Aconcágua (6.962 metros), a maior montanha da terra fora da Ásia.
O brasileiro está executando o projeto Sete Cumes, que consiste na escalada da maior montanha de cada continente. Seis etapas já foram cumpridas – o último desafio é o Everest. “Quero pedir a todos que façam orações por ele, para que consiga vencer também esse desafio”, completou Danubia.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Motorista fica preso nas ferragens após acidente com caminhão baú na BR-376
Lateral do carro ficou destruído
Cantor Edson esculacha Jorge e Mateus por pausa na carreira: “Cag*da”
Dupla de Hudson, Edson não poupou críticas à decisão de Jorge e Mateus, que pretendem fazer uma pausa por “tempo indefinido” em 2025
Homem socorrido pelos bombeiros estava preso nas ferragens da caminhonete com espingarda
A Polícia Judiciária irá investigar se o homem tem porte de armas
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.