A brasileira Aline Silva, 27 anos, chegou a final da categoria até 74kg no Mundial de luta olímpica em Tashkent, no Uzbequistão, nesta quinta-feira (11). O ouro ficou com a americana Adelina Gray, que venceu a brasileira por 2 a 1. Mesmo assim, o segundo lugar no pódio foi muito comemorado. O resultado é o melhor do Brasil na história dos Mundiais da modalidade.

A chinesa Qian Zhou e a mongol Burmaa Ochirbat completaram o pódio, ambas com o bronze. A conquista de Aline alimenta as esperanças de mais uma medalha para o Brasil nas Olimpíadas 2016, no Rio. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a paulista não conseguiu se classificar após perder a vaga no pré-olímpico.

Antes de chegar ao primeiro pódio da carreira em um Mundial adulto, Aline foi vice-campeã do mundial juvenil, em 2006, na Guatemala, e também ficou com a segunda posição no Pan-americna em Guadalajara, em 2011. A paulista já tinha cravado uma marca histórica para o Brasil na luta olímpica ao se tornar a primeira brasileira a ser campeã de uma competição internacional, quando ganhou o ouro do Grand Prix de Paris.