A Bovespa subiu 1% nesta quinta-feira, recuperando o terreno perdido na véspera, puxada pelas ações de bancos privados e da Petrobras e seguindo os passos das bolsas norte-americanas.

O Ibovespa fechou em alta de 1,08%, a 47.093 pontos. O giro financeiro do pregão foi de R$ 5,8 bilhões. O movimento desta quinta, segundo participantes do mercado, ocorreu em reação à queda de 1,07% registrada na quarta-feira devido a temores sobre o crescimento da China e à crise na Ucrânia. “A queda de ontem pareceu um pouco exagerada, mesmo com esse possível conflito entre Rússia e Ucrânia, que pode pesar nas commodities”, disse o analista de renda variável João Pedro Brugger, da Leme Investimentos.

Para o economista Fausto Gouveia, da Legan Asset, também contribuíram para a alta da Bovespa o avanço das bolsas americanas, após os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caírem mais do que o esperado na semana passada, e a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do brasileiro. “A ata do Copom deixou a ideia para o mercado de que haverá mais uma alta no juro de 0,25 ponto percentual, o que, por incrível que pareça, é positivo, pois mostra um comprometimento com a meta inflacionária”, disse.

As ações dos maiores bancos privados do país Itaú Unibanco e Bradesco subiram forte e deram as maiores contribuições positivas ao Ibovespa, ao lado da estatal Petrobras. A ação preferencial da petroleira, que está sendo negociada abaixo de R$ 14 e nas cotações mínimas desde 2005, teve uma correção técnica, fundamentada em dados recentes de produção, disse Gouveia. Na máxima da sessão, o papel chegou a subir mais de 3%, tendo fechado em alta de 1,05%.

A estatal divulgou na véspera que bateu novo recorde de produção no pré-sal, mas nesta quinta anunciou queda de 2,4% na produção de em janeiro ante dezembro. Encabeçaram a ponta positiva do Ibovespa neste pregão as ações da construtora MRV Engenharia e da companhia elétrica Copel, enquanto a aérea Gol e a empresa do setor de educação Kroton lideraram as perdas.