Geral

Bovespa cai em pregão mais curto por jogo do Brasil

A Bovespa teve a segunda queda consecutiva nesta segunda-feira, em meio a dados econômicos globais mistos, num pregão mais curto por conta do jogo do Brasil contra Camarões na Copa do Mundo. O Ibovespa perdeu 0,78%, a 54.210 pontos. O giro financeiro do pregão, de R$ 3,2 bilhões, foi bastante reduzido devido à sessão encurtada. […]

Arquivo Publicado em 24/06/2014, às 11h43

None

A Bovespa teve a segunda queda consecutiva nesta segunda-feira, em meio a dados econômicos globais mistos, num pregão mais curto por conta do jogo do Brasil contra Camarões na Copa do Mundo.


O Ibovespa perdeu 0,78%, a 54.210 pontos. O giro financeiro do pregão, de R$ 3,2 bilhões, foi bastante reduzido devido à sessão encurtada. A redução da expectativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2014 na pesquisa Focus do Banco Central pesou nos negócios. A projeção para o PIB doméstico caiu para 1,16% este ano, contra 1,24% na pesquisa anterior, na quinta semana consecutiva de corte.


No exterior, dados de atividade da zona do euro foram pouco animadores. “Na Alemanha, o ritmo ainda é forte – apesar de ter diminuído em junho –, mas insuficiente para aliviar preocupações com a economia francesa, que ainda sinaliza contração para os próximos meses”, disse a Guide Investimentos. As ações europeias encerraram o pregão no vermelho e os principais índices norte-americanos operavam em queda até o fechamento da bolsa brasileira.


Os papéis da Petrobras exerceram o maior peso sobre o Ibovespa, após investidores terem realizado lucros sobre o papel na sexta-feira, em reação à pesquisa eleitoral Ibope-CNI que mostrou alta de um ponto percentual nas intenções de voto da presidente Dilma Rousseff.


Ações do setor financeiro e da companhia de bebidas Ambev foram outras pressões de baixa. Apesar dos dados negativos sobre a atividade da zona do euro, números fortes da China alimentaram a alta dos papéis da mineradora Vale, da holding Bradespar, que tem participação na companhia, e do setor siderúrgico. A China é o maior destino das exportações da Vale.


O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar do HSBC/Markit do setor industrial da China cresceu em junho pela primeira vez em seis meses, oferecendo novos sinais de que a economia está se estabilizando. “Os números foram mais positivos que o esperado e levantaram os preços de commodities metálicas”, disse o economista Hersz Ferman, da Elite Corretora.


Eletropaulo também se sobressaiu entre as maiores valorizações do Ibovespa. Analistas esperam que o reajuste tarifário da companhia, a ser divulgado em 4 de julho, impacte positivamente suas ações. A companhia pediu reajuste de 16,69% à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Jornal Midiamax