Uma bomba de fora da área do garoto Daniel foi suficiente para o Botafogo sair do Maracanã neste domingo com uma importantíssima vitória sobre o Santos, por 1 a 0, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo em casa levou o time carioca à 11ª colocação, sua melhor posição na tabela desde o início da competição, e afastou os comandados de Vagner Mancini dos times que brigam contra o rebaixamento.

Agora, o Botafogo soma 22 pontos, cinco acima do Criciúma, primeiro time dentro da degola. Já o Santos, que teve o recém-convocado Robinho em campo, parou nos 23 pontos e está somente uma posição acima do rival deste domingo, em décimo lugar. Na próxima rodada, os cariocas enfrentam o Atlético-MG fora de casa, enquanto os paulistas recebem o Vitória no Pacaembu.

Foi a quinta derrota seguida do time de Oswaldo de Oliveira no Brasileiro, mesmo após superar o Grêmio no Sul, pela Copa do Brasil. Robinho, chamado por Dunga para a , mais uma vez liderou o alvinegro praiano em campo, mas passou boa parte do tempo isolado no ataque. Leandro Damião, que tinha a chance de ser reerguer com a ausência de Gabriel, foi preterido por Rildo e entrou apenas no fim do jogo. Mesmo assim, teve uma grande chance, mas parou na tarde inspirada de Jefferson.

O confronto entre Botafogo e Santos tem um histórico de muito equilíbrio, e assim foi no primeiro tempo do duelo deste domingo. Robinho e Emerson tiveram as melhores oportunidades da primeira etapa, mas pararam em ótimas intervenções de Jefferson e Aranha. O bom primeiro tempo acabou mesmo sem gols, mas com promessa de um grande jogo após o intervalo.

Antes de a bola rolar para o segundo tempo, a torcida do Botafogo aplaudiu Aranha assim que o goleiro santista se posicionou na meta, em apoio ao camisa 1, que sofreu agressões racistas na última quinta-feira em Porto Alegre.

O Botafogo voltou mais incisivo e tentando pressionar o Santos, que concentrava todas suas jogadas em Robinho e facilitava a marcação dos cariocas. E as coisas ficaram boas para os cariocas graças a Daniel. Após sobra de escanteio pela direita do ataque, o meia de 20 anos acertou uma pancada de primeira, cruzada, sem chances para Aranha. Um golaço que decidiu o jogo no Maracanã.