Bombeiros registram mais de três casos de incêndio em vegetação por dia

Na tarde desta quarta-feira (14) mais um incêndio em vegetação mobilizou o Corpo de Bombeiros. Todos os dias são registrados em média de três a quatro incêndios em terrenos baldios por dia em Campo Grande. O caso aconteceu no Jardim Moema, Conjunto Rouxinol, o terreno que fica na Rua Demétrio Amaral teria sido alvo de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na tarde desta quarta-feira (14) mais um incêndio em vegetação mobilizou o Corpo de Bombeiros. Todos os dias são registrados em média de três a quatro incêndios em terrenos baldios por dia em Campo Grande.

O caso aconteceu no Jardim Moema, Conjunto Rouxinol, o terreno que fica na Rua Demétrio Amaral teria sido alvo de incêndio criminoso. Segundo vizinhos, um Saveiro branco passou no local e jogou uma bituca de cigarro, a atitude foi repetida em outro terreno localizado a menos de uma quadra do primeiro incêndio.

O fogo começou a ser controlado por morados da região. O pedreiro José Barbosa, de 46 anos, trabalhava na reforma de uma igreja próxima do terreno, contou que assim que percebeu o fogo correu para o local com baldes com água.

José  com outros morados, incluindo crianças que brincavam na rua já haviam apagado parte do incêndio quando os bombeiros chegaram. Três meninos, de 11,12 e 13 anos, contaram para a equipe do Midiamax que pegaram a mangueira da vizinha e baldes para ajudar os adultos. Ainda assim os bombeiros utilizaram mil litros de água para apagar totalmente o fogo.

Outro incêndio nesta quarta-feira (14), na Rua Querubina Garcia Nogueira, assustou os moradores. Desta vez, o fogo atingiu a fiação, causando uma explosão. Uma vizinha do terreno baldio, Angelita Almeida 33 anos, servidora pública, contou que havia chegado havia pouco tempo em casa quando escutou a explosão, ela saiu e avistou o fogo e estava a uns cinco metros de altura.

De acordo com o motorista, Benedito Ferreira de 32 anos, no momento que o Corpo de Bombeiros chegou ao local o fogo tinha acabado. Sua esposa, Michele Nunes 26 anos, promotora de vendas, filmou o momento da explosão e enviou o vídeo para a equipe de reportagem.

Ainda de acordo com testemunhas, o incêndio teria sido causado por três adolescentes.

Balanço

De 1º de janeiro deste ano até esta quarta-feira (14) já foram registrados 184 casos no Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional) do Corpo de Bombeiros, em todo o Mato Grosso do Sul. Segundo a assessoria de comunicação do Quartel do Comando-Geral, 94 casos são registrados só na Capital, o interior contribui com 90 casos.

A expectativa dos bombeiros é que os números aumentem no período de entressafras, época que os agricultores têm o hábito de colocar fogo para auxiliar na colheita, e em agosto por causa do aumento dos ventos.

Outra preocupação dos bombeiros é o número de incêndio em residência que assusta os bombeiros, só nesta terça-feira (13) cinco casos foram registrados na Capital.

Conteúdos relacionados