Bombardeio no nordeste da Colômbia mata pelo menos 9 guerrilheiros das FARC

Um bombardeio sobre acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) deixaram pelo menos nove guerrilheiros mortos, informaram neste domingo (19/01) veículos de imprensa locais, notícia confirmada por fontes militares. O ataque aconteceu na zona rural do município de Tame, no departamento de Arauca, no nordeste do país. Os guerrilheiros pertenciam à ‘Columna Móv…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um bombardeio sobre acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) deixaram pelo menos nove guerrilheiros mortos, informaram neste domingo (19/01) veículos de imprensa locais, notícia confirmada por fontes militares.

O ataque aconteceu na zona rural do município de Tame, no departamento de Arauca, no nordeste do país. Os guerrilheiros pertenciam à ‘Columna Móvil Alfonso Castellano’, da Décima Frente das FARC. Entre eles, estaria o líder da unidade, Omar Guevara Rivera, conhecido como “Franklin” e alvo da operação.

Fontes militares confirmaram a Efe a operação que aconteceu de madrugada em Las Nubes no município de Tame, mas foram as únicas informações dadas, já que o combate entre guerrilheiros e militares continua.

Apesar isso, a imprensa já fala em nove guerrilheiros mortos, um militar ferido e três helicópteros atingidos por armas de longo alcance.

Em 20 de julho, 15 militares morreram em uma emboscada das FARC entre Tame e Fortul e, em 24 de agosto, um ataque conjunto dessa guerrilha e do Exército de Libertação Nacional (ELN) deixou 14 militares mortos em Tame. As autoridades responsabilizaram “Franklin” e sua unidade pelo ataque.

Este é o primeiro grande revés sofrido pelas FARC depois que se encerrou na quarta-feira (15/01) a trégua unilateral de um mês decretada por causas dos festejos de fim de ano.

As FARC e o governo negociam desde novembro de 2012 em Havana um acordo de paz para acabar com meio século de guerra, diálogo que acontece sem um cessar-fogo bilateral e em meio a constantes enfrentamentos armados, atentados e bombardeios.

Conteúdos relacionados