Geral

Bolshoi Brasil realiza workshop em Campo Grande

Bailarinas de uma das companhias de balé mais famosa do mundo, a Bolshoi, que possui uma filial no Brasil, ministram nos dias 7 e 8 de junho workshop em Campo Grande, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Durante o evento acontecerá uma pré-seletiva para uma audição de balé clássico […]

Arquivo Publicado em 01/06/2014, às 17h56

None
1672975521.jpg

Bailarinas de uma das companhias de balé mais famosa do mundo, a Bolshoi, que possui uma filial no Brasil, ministram nos dias 7 e 8 de junho workshop em Campo Grande, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Durante o evento acontecerá uma pré-seletiva para uma audição de balé clássico e contemporâneo na Bolshoi Brasil.

O objetivo do workshop é garantir a entrada de novos bailarinos para a companhia que tem filial em Joinville (SC). No ano passado quatro alunas foram pré-selecionas e três passaram na audição.

Uma das organizadoras do evento, Iara Costa, esta é uma oportunidade única para entrar em uma escola de balé conceituada. Segundo Iara, o workshop identifica talentos e elimina etapas e custos.

As aulas serão ministradas pelas bailarinas Karine de Matos e Ariate da Costa. Karine participou como solista de balés em espetáculos como “Don Quixote” e “Chopiniana”, atuou com ícones da dança mundial como Natália Osipova, Elena Andrienko e Andrey Uvarov.

Ariate Costa estudou na Escola do Teatro Bolshoi e realizou apresentações em diversas cidades do Brasil e países como: Alemanha, Rússia, Uruguai e Itália. Durante sua permanência no Bolshoi Brasil participou da turnê no Brasil do Balé do Teatro Scala de Milão em 2004, das montagens coreográficas da Suíte do Balé o Quebra-Nozes, Grande Suíte do Balé “Don Quixote”, “Giselle” e “Chopiniana”. Interagiu com grandes solistas internacionais e coreógrafos consagrados como Vladimir Vassiliev, Ekaterina Maximova, Gustavo Cortes, Alex Neoral, Emílio Martins, entre outros. Atualmente é professora de Dança Contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ministrando aulas de Dança Contemporânea, Composição Coreográfica, Dança a Caráter, Repertório.

Em 2000 foi criada a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sendo a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da escola coreográfica de Moscou, criada em 1773, ou seja, proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

O workshop acontecerá no espaço Movimente, localizado na rua Brigadeiro Tobias, 956, no bairro Taquarussu. A oficina será realizada das 8 às 9h30 e das 10 às 11h30 e à tarde das 14h30 às 18 horas. As inscrições custam R$ 90,00 (grupo de dez pessoas) ou R$ 110,00 individual. Os participantes irão receber certificados da Bolshoi Brasil.

Jornal Midiamax