Uma blitz realizada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e pelo BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) já autuou mais de 30 veículos por excesso de velocidade em menos de uma hora de operação. Além da autuação, uma moto foi recolhida por estar com documentação irregular e uma motorista foi notificada por estar dirigindo sem habilitação. A blitz conta com um efetivo de 20 homens da Agetran e do BPTran equipados com dois radares de velocidade. A operação está parando os carros que passam acima do limite de velocidade da via que é de 50 km/h.

De acordo com o agente Gerson da Agetran, a motorista que foi notificada por estar dirigindo sem habilitação só foi parada porque estava acima do limite de velocidade. “Se ela não estivesse correndo, provavelmente nós não a pararíamos. Mas ela está duplamente errada, por estar sem habilitação e acima do limite de velocidade”, explica o agente.

Já o tenente-coronel da PM Jonildo Theodoro disse que essa blitz já estava marcada, mas que ao mesmo tempo não deixa de ser uma antecipação das operações que irão acontecer no período de carnaval.

“O principal fator que estamos observando é o excesso de velocidade. Temos um levantamento que mostra que a velocidade é a maior causa de risco de acidentes e que em 40% dos acidentes com vítima fatal, a velocidade é o grande fator de agravamento”, afirma o tenente-coronel.

Jonildo ainda disse que os motoristas só reduzem a velocidade aonde tem o radar e que depois que o radar fica para trás, os motoristas voltam a por o pé no acelerador, desrespeitando o limite de velocidade da via.

A blitz deve acontecer durante a tarde desta quinta-feira e a princípio não tem hora para terminar.