No lugar de Neymar, Luiz Felipe Scolari. Ao invés de Lionel Messi, Alejandro Sabella. Na ausência de Xavi, Vicente Del Bosque. A princípio, a passagem dos treinadores das 32 seleções por Florianópolis não deveria causar preocupação. Mas a ameaça de ataques dos black blocs durante o congresso técnico da Fifa, na próxima semana, fez com que a presidente Dilma Rousseff recorresse à Força Nacional de Segurança.

A tropa federal chegou à capital catarinense na última quinta-feira e atuará sob as ordens do Comando-Geral da Polícia Militar. Ao todo, outros 12 órgãos trabalharão na proteção das 350 personalidades e autoridades convidadas para o segundo evento mais importante pré-Copa, que acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro.

O esquema representa uma mudança mais agressiva de estratégia do Governo.

No sorteio dos grupos do Mundial, realizado em dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia, a Polícia Federal avaliou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e outros membros da entidade como sendo de baixo risco, disponibilizando a cada um deles um escolta de no máximo oito oficiais em suas movimentações.

O diagnóstico feito na época foi de que os protestos realizados no meio do ano passado, na Copa das Confederações, tiveram como alvos principais os gastos do Governo e não os dirigentes.

Mais recentemente, Dilma Rousseff convocou os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Defesa, Celso Amorim, e dos Esportes, Aldo Rebelo, para discutir a segurança das delegações e reforçou a presença das Forças Armadas no combate à ação de movimentos como os black blocs.

A autorização do envio de equipes a Florianópolis foi publicada em portaria do Ministério da Justiça no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, elas atuarão no “controle de tumultos e distúrbios civis, escolta e segurança aproximada dos membros do Comitê Executivo da Fifa, a fim de preservar a ordem pública e garantir a integridade física dos envolvidos”.

O serviço de inteligência do Governo trabalha desde dezembro na identificação de pessoas ligadas a manifestações e que poderiam colocar a perigo a realização do congresso técnico no Complexo do Costão do Santinho. As características do trajeto entre o Aeroporto Hercílio Luz e o lado norte da capital catarinense é um dos detalhes que tira o sono das autoridades. A superfície acidentada seria propícia para ataques surpresas de vândalos.

A segurança dentro do local do evento ficará a cargo de uma empresa terceirizada.

Para evitar qualquer surpresa, nenhum detalhe sobre a operação é fornecido pelos órgãos envolvidos no workshop da Fifa.