Bellucci passa pelo qualifying e disputará o Australian Open

Logo em sua primeira aventura da temporada 2014, o paulista Thomaz Bellucci obteve sucesso. Ele derrotou na madrugada deste sábado o japonês Taro Daniel, número 240 do ranking, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2, e garantiu sua vaga na chave principal do Australian Open. O Brasil terá ainda Teliana Pereira na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Logo em sua primeira aventura da temporada 2014, o paulista Thomaz Bellucci obteve sucesso. Ele derrotou na madrugada deste sábado o japonês Taro Daniel, número 240 do ranking, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2, e garantiu sua vaga na chave principal do Australian Open. O Brasil terá ainda Teliana Pereira na simples e os mineiros Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá nas duplas.

Agora, Bellucci dependerá de sorte. Poderá pegar nomes expressivos, como o argentino Juan Martin del Potro, os franceses Richard Gasquet e Benoit Paire, o americano John Isner e o espanhol Fernando Verdasco. Melhores opções são o convidado francês Lucas Pouille, o romeno Victor Hanescu, o veterano Michael Llodra, o alemão Julien Reister e até mesmo o português João Sousa ou o ucraniano Alexander Dolgopolov. Há ainda a possibilidade de duelo direto contra outro qualificado.

De qualquer forma, o canhoto paulista jogará o sexto Australian Open consecutivo, torneio em que soma três vitórias, uma em cada ano entre 2010 e 2012. No geral, Bellucci já disputou 20 torneios de nível Grand Slam, com maior sucesso em Roland Garros, onde foi às oitavas de final há quatro anos. Ele tem ainda terceira rodada em Wimbledon.

Por ter furado o quali – salvou três match points na segunda rodada -, Bellucci somará 35 pontos no ranking, mas isso pouco mudará por enquanto seu atual 125º posto, já que ele perderá 20 nesta segunda-feira por não ter ido a Auckland e defenderá depois 10 no Australian Open. Dessa forma, para ter algum progresso, precisará ganhar ao menos uma partida na chave principal, o que aí lhe valeria novos 35 pontos e provável ascensão de 10 posições.

O primeiro set contra Daniel poderia ter sido mais tranquilo. O brasileiro obteve quebra no quinto game, abriu 4/2 e teve uma vantagem para fazer 5/3. Permitiu reação e viu o adversário virar para 5/4. Não se abateu, voltou a tirar o serviço do japonês no 11º game. Ainda precisou salvar dois break points antes de fechar a série na terceira tentativa, após 59 minutos.

A tarefa ficou por fim mais fácil quando Bellucci conseguiu a quebra de saque no terceiro game, saltando para 3/1 e 4/2 no segundo set. Desanimado, Daniel cedeu outro serviço e o brasileiro pode concluir a vitória após 1h32.

Conteúdos relacionados