Bebê Sofia faz 1º passeio ao ar livre nos EUA; transplante não está marcado
Seis meses depois de nascer com uma síndrome rara que compromete as funções do sistema excretor, a bebê Sofia Gonçalves de Lacerda deu o seu primeiro passeio ao ar livre no domingo (6). A cena, registrada pela família, foi divulgada através do Facebook. O passeio aconteceu nos jardins do Jackson Memorial, em Miami, hospital onde […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Seis meses depois de nascer com uma síndrome rara que compromete as funções do sistema excretor, a bebê Sofia Gonçalves de Lacerda deu o seu primeiro passeio ao ar livre no domingo (6). A cena, registrada pela família, foi divulgada através do Facebook.
O passeio aconteceu nos jardins do Jackson Memorial, em Miami, hospital onde ela irá passar pelo transplante de seis órgãos, necessário para salvar a vida dela.
“Três dias aqui no Jackson Memorial e tivemos autorização para sair e visitar os jardins. Ela está ficando quatro horas sem a nutrição”, disse Gilson Gonçalves da Silva, o pai da menina, que gravou o passeio. Até o começo da manhã desta segunda-feira (7), mais de 7.500 pessoas haviam curtido a página no Facebook.
Sofia é portadora da Síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago. Por conta disso, ela não pode ingerir alimentos nem mesmo saliva. Ela também não utiliza o sistema excretor. A alimentação é feita de forma intravenosa.
Ela já passou por três cirurgias desde que nasceu para amenizar o problema, mas a cura só é possível com os transplantes. Os procedimentos serão feitos no Jackson Memorial Medical e custam R$ 2,4 milhões, pagos pela União, que foi obrigada pela Justiça a pagar o tratamento e qualquer outro gasto extra que surgir. O dinheiro já foi depositado na conta do hospital.
Sol
No vídeo, de pouco mais de dois minutos, Sofia aparece acordada em alguns momentos e dorme em outros. Quando está acordada, parece se incomodar com a luz do sol. “Primeira vez que você vai na rua e dorme? Não pode”, brincou a mãe durante a filmagem.
A todo momento, os pais da menina tentam chamar a atenção dela para aspectos que, para outras crianças da mesma idade, seriam corriqueiros. “Vira ela para o verde, para ela ver o verde”, diz o pai, em determinado momento, referindo-se a plantas que estão nos jardins do hospital.
Exames
Sofia chegou aos Estados Unidos na quarta-feira, depois de uma batalha judicial que demorou seis meses no Brasil. Na mais importante das decisões, em 28 de maio, o Tribunal Regional Federal de São Paulo determinou que a União arcasse com o pagamento para que o transplante fosse realizado.
Após a decisão, Sofia deixou o Hospital das Clínicas de São Paulo e foi transferida para o Hospital Samaritano, onde seguiu internada até quarta-feira. A família de Sofia chegou a pedir, em 16 de junho, a prisão do ministro da Saúde por descumprir a decisão, que vencera em 10 de junho, mas, no dia 17, o pagamento foi feito pela União.
O embarque para os Estados Unidos ocorreu na madrugada de quarta-feira. No mesmo dia, Sofia foi internada em Miami e passou, desde então, por uma bateria de exames. Segundo o médico brasileiro Rodrigo Vianna, a análise dos exames está sendo feita e não há previsão sobre quando os transplantes serão realizados, já que é necessário esperar por um doador compatível com Sofia. A expectativa é que a família fique pelo menos dois anos nos Estados Unidos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.