O banco central da Turquia reduziu sua principal taxa de juros nesta terça-feira (24), citando uma melhora nas condições globais de liquidez, mas não atendeu aos pedidos do primeiro-ministro Tayyip Erdogan de forte corte antes da eleição em agosto.

O BC cortou a taxa de operações compromissadas de uma semana em 0,75 ponto percentual, para 8,75%, e afirmou esperar que a inflação comece a recuar de forma significativa neste mês.

O banco central ainda mateve sua taxa de juros overnight em 12%.

Erdogan, determinado a manter o crescimento antes das eleições presidenciais em agosto e parlamentares no próximo ano, tem sido um crítico frequente da política do banco central e feito repetidos pedidos por taxas de juros mais baixas.

O mercado havia precificado um corte moderado depois que o presidente do BC, Erdem Basci, afirmou na semana passada que o banco poderia reduzir os juros se o cenário de inflação estivesse melhorando significativamente.

Mas a inflação anual ficou em 9,66% em maio, bem acima da projeção do BC para o final do ano de 7,6% e da meta de médio prazo de 5%. O banco tem dito repetidamente que espera que a inflação comece a cair a partir de junho.