Com Neymar e Messi em campo neste sábado, o Barcelona recebeu uma surpresa desagradável no Campeonato Espanhol. A equipe catalã acabou derrotada de forma incontestável pela Real Sociedad, que dominou a partida e fez 3 a 1 no marcador, resultado que tira o adversário da liderança da competição.

Isso porque o empate de três equipes na primeira colocação deixou de existir. O Real Madrid venceu o Elche por 3 a 0 mais cedo e chegou aos 63 pontos, enquanto o Barcelona estacionou com 60. O Atlético de Madrid ainda joga na rodada: pega o Osasuna às 17h (de Brasília) do domingo e pode chegar aos 63 pontos.

O sábado marcou o retorno de Neymar como titular do Barcelona em 2014. O brasileiro teve atuação discreta e foi incapaz de evitar a derrota. Ainda sentindo o ritmo de jogo, Neymar teve atuação abaixo da crítica, sendo facilmente anulado pela bem postada defesa da Sociedad, que está buscando uma vaga na Liga dos Campeões.

O primeiro gol veio pelo alto, ponto fraco da defesa do Barcelona. Escanteio batido e disputa de bola entre Elustondo e Song, que fez gol contra. Logo depois, porém, parecia que o Barcelona tinha voltado ao normal com um golaço de Messi, em troca de passes com Montoya e porta-luz de Busquets.

Mas o segundo tempo veio e, sem o técnico Tata Martino (expulso por reclamação no intervalo), o Barcelona ficou sem rumo e a Sociedad aproveitou, marcando dois bonitos gols, com Griezmann e Zurutuza, e se animando na briga pela vaga na Liga dos Campeões.