Os mais de 200 mil sócios do Barcelona receberão informações detalhadas sobre a contratação do brasileiro Neymar. Nesta quinta-feira, eles deverão ter em mãos a nova edição da revista do clube, que terá uma matéria que prestará contas sobre todo o processo.

Com o título “Todos os detalhes do contratação de Neymar”, o Barcelona tenta explicar passo a passo como tudo aconteceu. O detalhamento vai desde 2011, quando o clube catalão iniciou negociação com o então presidente santista Luis Alvaro Ribeiro, até as conversas com o pai de Neymar e o acerto da indenização de 40 milhões de dólares com a empresa N&N.

O jornal Estadão teve acesso à publicação e revelou que, segundo o Barça, o valor pago à empresa foi “uma indenização para o jogador não ser privado do direito reconhecido em 2011 pelo fato de a contratação ter sido adiantada em um ano”.

Outro ponto destacado foi a estrategia de marketing do clube para lucrar Neymar. Anualmente, todo valor de publicidade do craque (com a camisa ou distintivo do clube) que ultrapassar R$ 2,6 milhões ficará nas mãos do Barça. “Esperamos lucrar até R$ 32,5 milhões com isso”, explicou o diretor de futebol Raúl Sanllehí.

Em termos de números, nenhuma mudança do que já foi anteriormente apresentado pelo clube. Entretanto, os esforços do Barcelona em mostrar a máxima transparência ilustram a preocupação da diretoria catalã com o caso. O pai de Neymar também já se pronunciou para tentar explicar os valores envolvidos na negociação.

Neymar lesionou o tornozelo direito no duelo do Barcelona com o Getafe pela Copa do Rei, no dia 16 desse mês. O craque brasileiro já voltou a fazer atividades com bola nesta terça-feira e já existe a possibilidade de ele voltar a jogar no dia 12 deste mês, contra a Real Sociedad, pela volta das semifinais da Copa do Rei.