Banco de leite humano do Humap precisa de doadoras

A queda na doação de leite humano tem prejudicado o estoque do Banco de Leite do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian). Dos quase três litros necessários para a alimentação das crianças internadas na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários, somente um litro e meio de leite humano é arrecadado diariamente. “Temos dez […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A queda na doação de leite humano tem prejudicado o estoque do Banco de Leite do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian). Dos quase três litros necessários para a alimentação das crianças internadas na UTI Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários, somente um litro e meio de leite humano é arrecadado diariamente. “Temos dez crianças internadas no Hospital e estamos utilizando boa parte do leite congelado em estoque. Precisamos urgentemente de doadoras”, definiu a nutricionista Elisabete Kamiya.

A doação urgente se faz ainda mais necessária porque o processo de pasteurização do leite humano leva ao menos cinco dias para estar pronto para o uso. “O processo é rigoroso, fazemos vários tipos de análises, pasteurizamos e só liberamos o leite para consumo depois da emissão do laudo microbiológico comprovando a sanidade do leite”, revela Kamiya.

Inicialmente, na análise sensorial, são analisados fatores como a cor, o cheiro do leite, sujidade e adequação do frasco. Depois é testado o nível de acidez e o valor calórico antes de ser pasteurizado e resfriado. Após o resfriamento rápido, é realizada a análise microbiológica a fim de comprovar que o alimento está bom para o consumo. O leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco internados em hospitais, já que possui mais de 250 fatores de proteção comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado possui zero.

Quem pode doar – “Toda mãe que esteja amamentando, em boa saúde e com leite excedente é candidata a doação”, enfatiza a nutricionista do Hospital Universitário. Depois de cadastrada, a equipe do HUMAP vai até a residência da doadora para mostrar a técnica de ordenha. A equipe do Corpo de Bombeiros fica responsável por recolher as doações uma vez por semana na casa das mamães cadastradas. “Qualquer quantidade de leite doada já faz muita diferença para os bebês internados”, conclui Kamiya. Para se tornar doadora, é preciso entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano do HUMAP pelo telefone 3345-3027.

Conteúdos relacionados