Geral

Banco de leite da Santa Casa de pede doações para atender 25 bebês prematuros

Conforme a nutricionista chefe do Banco de Leite da Santa Casa, Andréia João, o grande diferencial para o bebê é o leite materno. “O láctico materno é o mais completo para o bebê até os seis meses de idade, por ter açúcar, proteína, anticorpos, glóbulos brancos, tornando essencial para o sistema imunológico da criança”, explica. […]

Arquivo Publicado em 05/02/2014, às 18h06

None
238502733.jpg

Conforme a nutricionista chefe do Banco de Leite da Santa Casa, Andréia João, o grande diferencial para o bebê é o leite materno. “O láctico materno é o mais completo para o bebê até os seis meses de idade, por ter açúcar, proteína, anticorpos, glóbulos brancos, tornando essencial para o sistema imunológico da criança”, explica.


O banco tem capacidade de pasteurizar mais de 100 litros por mês, porém, devido ao reduzido número de doações, são pasteurizados apenas 40 litros. A demanda interna é de, aproximadamente, 5 litros por dia, sendo que apenas de dois a três litros são distribuídos diariamente e o restante é complementado com fórmulas infantis.


O setor atende, em média, 60 bebês por dia e dentre as atividades assistenciais realizadas pelos colaboradores do banco estão orientações quanto à pega e posição, ordenha e orientações gerais à puérpera.


A assessoria de imprensa do Hospital Universitário (HU), afirmou que o banco de leite da instituição não tem passado por dificuldades no estoque nos últimos dias. A média de doações é de 60 por dia. Antes de realizarem uma campanha, a arrecadação era de um litro por dia e agora estabilizou em 3 litros. 


Além da coleta interna, as duas unidades de banco de leite realizam coleta externa, com a colaboração de um militar bombeiro e uma funcionária do setor, que vai até o domicílio da mãe que deseja ser doadora. Na visita, previamente agendada, a mãe recebe todas as orientações necessárias para a higienização correta, retirada e armazenamento do leite.


Como doar


Para ser doadora de leite a mãe precisa estar bem de saúde, possuir todos os exames do pré-natal em ordem e leite em excesso, ou seja, sobrar leite após amamentar seu bebê.


Para doar na Santa Casa basta ligar no 3322-4174. O horário de funcionamento de segunda a sexta é das 6h às 20h e aos finais de semana das 6h às 18h. No HU o agendamento pode ser feito pelo número 3345-3027.


O Banco de Leite também aceita doações de embalagens de vidro com tampa plástica tipo maionese ou café solúvel.




Jornal Midiamax