O presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Ricardo Ayache, pedirá afastamento do cargo na próxima quarta-feira (4) para concorrer à vaga de senador na chapa majoritária do pré-candidato ao Governo do Estado, Delcídio do Amaral (PT).

“Estou pronto para o que der e vier”, disse Ayache ao Midiamax. Aclamado no último encontro do PT neste fim de semana, Ayache já havia dito que estaria pronto e foi aclamado pelos petistas. Membro do Partido dos Trabalhadores, ele já era cotado pelo PT como “plano b”, caso o presidente da Federação das Indústrias de MS (Fiems), Sérgio Longen (PTB), não aceitasse o convite ao Senado.

Longen deve responder oficialmente na quarta-feira, porém o presidente regional do PTB, Ivan Louzada, já adiantou que Longen não deve aceitar o convite. “Tudo caminha para não ser candidato. Conversamos ontem e decidimos em conjunto que era melhor não aceitar, visto que o PT está muito focado no Governo do Estado e a Simone [Tebet] está muito forte ao Senado pelo PMDB”, justificou o presidente.

Ainda de acordo com Louzada, apesar do convite, não necessariamente o PTB será da base do PT e ainda pode pensar sobre outros convites para uma chapa que elegerá deputados estaduais – atualmente a meta do partido.

A reportagem tentou contato com Longen, com Delcídio e com o presidente regional do PT, Paulo Duarte, mas nenhum retornou o contato até o fechamento desta matéria. No lugar de Ayache na Cassems ficará o vice-presidente Ademir Cerri. (Matéria alterada às 16h31 para acréscimo de informações)