Os Centros de Formação de Condutores terão até o dia 30 de junho para implantar o Simulador de Direção Veicular. O prazo foi estabelecido após reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e publicado nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial da União.

A resolução 444/13 já obriga as autoescolas a oferecerem o simulador. O novo prazo, no entanto, permitirá, segundo o Contran, o credenciamento de novos fabricantes do equipamento. Atualmente, apenas quatro empresas estão homologadas pelo Denatran no Brasil.

Até o dia 17 de julho de 2013, nenhum dos 220 CFCs regulamentados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) possuía o simulador de direção veicular. O valor médio do aparelho é de R$ 38 mil.

Resoluções

As resoluções 422 e 423 do Contran disciplinam normas e procedimentos de credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores.

Com a nova regra, todos os candidatos a motoristas de veículos da categoria B deverão realizar 2h30 de aulas em frente às três telas do simulador de direção. Os alunos aprenderão os conceitos básicos para se dirigir um , como trocar marchas.

O aprendizado também se estenderá as normas de circulação em avenidas, estradas, congestionamentos, situações climáticas e de risco. O simulador só será usado depois de aulas teóricas.