A atividade no setor industrial da China recuou em abril pelo quarto mês seguido, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), ampliando as dúvidas sobre se a segunda maior economia do mundo ainda está perdendo força.

A leitura final do PMI do HSBC/Markit de indústria para abril atingiu 48,1, ante preliminar de 48,3 mas ligeiramente acima da mínima de oito meses de 48,0 em março.

O PMI do HSBC/Markit está abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração desde o início de 2014.

A produção e novas encomendas diminuíram em abril, e as novas encomendas de exportação voltaram a território de contração após recuperação no mês anterior, de acordo com a pesquisa.

“Os dados mais recentes indicam que a demanda doméstica contraiu a um ritmo mais lento, mas permaneceu devagar. Entretanto, tanto o subíndice de novas encomendas de exportação quanto de emprego contraíram, e foram revisados para baixo ante a preliminar”, disse Qu Hongbin, economista-chefe do HSBC.

“Isso indica que o setor industrial, e a economia como um todo, continua a perder força”, completou ele, afirmando que o governo precisa adotar ações arrojadas para garantir que a economia retome seu ímpeto.

Na semana passada, o PMI oficial da China subiu para 50,4 ante 50,3 em março, indicando ligeira expansão.

O PMI oficial é voltado mais para empresas maiores e estatais e tende a mostrar um cenário melhor do que a pesquisa do HSBC/Markit, que foca mais empresas menores e privadas.