Pelo menos três pessoas foram mortas e outra ficou gravemente ferida neste domingo (13) em ataques com armas de fogo em dois centros judaicos em Oakland Park, próximo à Kansas City, nos , no que pode ter sido um ataque antissemita. Os ataques coincidem com o início das comemorações da Páscoa judaica.

Um suspeito foi detido. Segundo a rede NBC, ele seria um homem na faixa dos 70 anos.

O primeiro tiroteio aconteceu no Centro Comunitário Judaico, e o segundo aconteceu em Village Shalom, um centro residencial judaico para a terceira idade, segundo relatórios policiais citados pelas cadeias de televisão local KCTV e KSHB.

O suspeito foi detido a cerca de uma milha de distância do centro residencial, e, de acordo com várias testemunhas, gritou a saudação nazista “Heil Hitler” à medida que as autoridades o levavam.

O FBI se encontra no terreno investigando o incidente com as autoridades locais, segundo disse à emissora CNN o porta-voz Joel Sealer.

As autoridades locais bloquearam o acesso aos dois edifícios afetados. No primeiro deles, havia cerca de 75 pessoas no salão de atos, a maioria delas crianças que participavam de uma audição para um concurso, segundo informou a KCTV.

Um porta-voz do Hospital Regional Overland Park confirmou à emissora local KSHB que uma vítima “menor de 16 anos tinha dado entrada em condição crítica”, mas por enquanto não está claro se esse paciente morreu e foi incluído no número oficial de três mortos ou se se trata de um ferido adicional.