Na próxima quinta-feira (13), a Associação Beneficente dos Renais Crônicos de MS (Abrec) estará na Praça Ary Coelho divulgando orientações sobre a doença renal crônica (DRC). Serão realizadas atividades como orientação nutricional, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corpórea) e orientação para pacientes de risco (hipertensos e diabéticos). Os pacientes diagnosticados com fatores de riscos para a doença serão avaliados e submetidos a exames mais específicos.

A campanha faz alusão ao dia Mundial do Rim, que acontece na segunda semana do mês de março. A ação é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira Nefrologia (SBN) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) dentro da campanha Previna-se, que em 2014 tem como tema “01 em 10. O Rim Envelhece, assim como nós”. A ideia central é chamar a atenção para a alta prevalência da DRC, que pode chegar a 10% da população, especialmente entre os idosos, porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento.

A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. A sua real prevalência não é totalmente conhecida, mas cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos.