“Aqui não jacaré, nada de armação aqui” afirmou o prefeito (PP) ao falar sobre criação de uma nova secretaria. De autoria dos vereadores Chiquinho Telles () e Mario Cesar (PMDB), a Secretaria Municipal de Ação Comunitária será criada como coordenadoria e, segundo Olarte, transformada em secretaria daqui dois anos. A afirmação foi feita neste domingo (23), durante as finais do 2º Campeonato Brasileiro de Laço Comprido que ocorreu no Parque do Peão.

O prefeito afirmou que não tem condições de aumentar o número de pastas do Município e que está com déficit no caixa. “Não estou em números reais, mas estou, por exemplo, em défict no endividamento da folha”, disse Olarte, que questiona motivação para criação da Secretaria de Ação Comunitária.

“Porque querem secretaria? E lobby por trás para criar secretaria? Aí eu vou lá e descubro que grande parte de quem está na coordenadoria é de um segmento político”, destacou Olarte. “Nada de arrancar armação aqui para poder se locupletar”, disse.

No último dia 10, vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 7.727/14, que autoriza o a criar a Secretaria Municipal de Ação Comunitária. De acordo com Chiquinho Telles, a nova pasta vai desafogar a Secretaria Municipal de , que acumula parte de serviços comunitários. O vereador lembrou na época que Olarte havia se comprometido com as comunidades.

Colocado em votação sob o regime de urgência, o projeto obteve 20 assinaturas de apoio, e já havia sido discutido pelo Legislativo que aprovou a Secretaria de Ação Social Comunitária, entretanto, o projeto foi vetado pelo prefeito. Os vereadores mantiveram o veto após concordar que o nome poderia confundir com a atuação da Secretaria de Assistência Social e aprovaram o novo projeto.

Segundo o dicionário Aurélio, o termo locupletar, usado pelo prefeito, significa ocasionar riqueza própria, aumentar fortuna, enriquecer, ou ainda, ocasionar acúmulo ou preenchimento.

Ouça o áudio da entrevista com o prefeito Gilmar Olarte: