Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, durante sessão desta terça-feira (16), o Projeto de Lei que determina a implantação de posto médico para atendimento emergencial e de primeiros socorros nas universidades de Mato Grosso do Sul.

A proposta do deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) foi aprovada pela Casa em segunda votação. A apresentação do projeto ocorreu depois da estudante Alana Cristina dos Santos, de 18 anos, morrer durante aula em uma faculdade de Campo Grande.

A jovem cursava Arquitetura e Urbanismo e colegas alegaram que, além da falta de acessibilidade na unidade de ensino, a equipe de socorro demorou a chegar.

Agora, com a aprovação do Projeto de Lei, o socorro deverá ser prestado por um profissional habilitado em atendimento pré-hospitalar e por um médico, consistindo em primeiros socorros e encaminhamento, se necessário, do paciente a UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e hospitais.

Conforme informações da Assembleia Legislativa, as universidades poderão contratar empresas particulares que prestem serviços de atendimento de urgência e emergência e de locomoção do pacientes às UPAS, para atendimento público.