O Facebook disse nesta quinta-feira (06) que disponibilizará para os usuários da rede social o novo visual do feed de notícias que havia sido anunciado no ano passado, mas nunca foi lançado. Segundo notícia veiculada pelo TechCrunch, o novo visual é mais limpo que o tradicional, mas mesmo assim se assemelha ao estilo já conhecido pelos usuários.

Em comunicado oficial, Greg Marra, gerente de produtos da empresa, afirma que a ideia é transformar o Facebook em uma rede ainda mais intuitiva e visualmente agradável, evitando que o usuário precise reaprender a usá-lo.

Ao que tudo indica, as maiores mudanças foram no estilo visual da rede e, segundo o próprio Facebook, nada que foi alterado deve afetar a visualização de publicidade. Portanto, se você é um anunciante, não tem motivos para se preocupar.

A rede social também aproveitou o anúncio para reiterar que o Graph Search, sistema de buscas avançadas da rede, permanecerá ativo somente para usuários que optam pelo inglês como idioma na plataforma. Outras línguas não devem receber a ferramenta.

No comunicado, a empresa explica que optou por um estilo mais parecido com o encontrado em dispositivos móveis e que também escolheu trocar as fontes dos textos. Quem usa Mac vai passar a contar com a Helvetica como fonte primária. Usuários de Windows e outros sistemas operacionais receberão o Arial como a nova tipografia.

A mudança de fontes foi explicada por Marra como uma busca de algo que fosse mais próximo às fontes “originais dos sistemas.” Em geral, o objetivo é tentar simplificar o que até agora poderia ser complexo: se antes existiam diferentes níveis de recuo para diferentes histórias compartilhadas, agora cada tipo de postagem tem o seu papel determinado.

Fotos compartilhadas, por exemplo, terão a largura total da área do Feed, em um movimento muito próximo ao que atualmente existe nas plataformas móveis. As colunas laterais também perderam alguns detalhes que deixavam o feed poluído.

Os usuários deverão começar a receber as alterações gradativamente a partir das próximas semanas. O Facebook não deu qualquer estimativa de prazo final para implementação do novo layout.