O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, registra dois voos atrasados no momento, de um total de oito que decolaram fora do horário hoje (31). Mais nove voos precisaram ser cancelados neste sábado na capital amazonense e nove foram transferidos para Santarém, Boa Vista e Porto Velho.

Os atrasos e cancelamentos foram provocados pelo fechamento do aeroporto no início da manhã por causa de forte neblina e de um incidente envolvendo um avião da companhia Total Linhas Aéreas. Neste momento o aeroporto funciona normalmente.

O avião precisou fazer um pouso de emergência no Eduardo Gomes depois de ter tido problemas na decolagem, na cidade de Coari (AM). Ao todo, entre passageiros e tripulantes, 49 pessoas estavam a bordo e ninguém se feriu.

Apesar disso, um esquema de segurança foi montado na pista do aeroporto, com a presença de bombeiros e de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando o piloto da aeronave comunicou que teria problemas para pousar, por volta das 22h30 de ontem (30).

Depois do pouso, o avião com problemas ficou parado na pista principal do aeroporto até as 3h30 de hoje, o que provocou diversos atrasos que posteriormente se somaram à necessidade de fechamento do terminal por causa dos problemas climáticos.

A assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no aeroporto de Manaus não soube informar o que provocou os problemas na decolagem em Coari. Procurada pela reportagem, a Total Linhas Aéreas não deu informações sobre o que provocou o pouso de emergência da aeronave.