Geral

Após denúncia, homem que tenta trocar cânula traqueal no HR há um ano recebe doação

Após sua esposa Gisleine Domingues de Matos, 29, denunciar ao Midiamax o drama de seu marido, Josias Paulino, 39, que tenta trocar cânula traqueal no Hospital Regional há mais de ano e mal consegue respirar, o casal foi procurado e receberá uma cânula traqueal nova. De acordo com Gisleine, um homem chamado Roberto, que tem […]

Arquivo Publicado em 08/02/2014, às 22h20

None

Após sua esposa Gisleine Domingues de Matos, 29, denunciar ao Midiamax o drama de seu marido, Josias Paulino, 39, que tenta trocar cânula traqueal no Hospital Regional há mais de ano e mal consegue respirar, o casal foi procurado e receberá uma cânula traqueal nova.

De acordo com Gisleine, um homem chamado Roberto, que tem filho com a mesma doença de Josiais, foi até a casa do casal e pediu o número do aparelho para comprar uma cânula traqueal para o ex-pedreiro. “Estamos muito felizes”, disse a esposa.

Entenda o caso

Gisleine Domingues de Matos, 29, está desesperada. Seu marido, Josias Paulino, 39, que antes de ficar doente era pedreiro, foi submetido à cirurgia de traqueotomia no ano passado e até agora não consegue trocar a cânula, aparelho que tem que ser trocado a cada três meses. “O hospital alega que não tem o aparelho, há mais de um ano”, explica a esposa.

Tudo começou em 2011, quando Josias teve um infarto e ao ser intubado sofreu calo na traquéia. Em 2013, ele teve que fazer cirurgia torácica e foi colocada cânula no ex-pedreiro. Porém, o médico de Josiais, especialista na cirurgia a informou que é preciso trocar a cânula urgentemente.

“Ele não sente cheiro, não consegue respirar direito, fala, mas a voz não sai. Tem que trocar, estou com medo de ele morrer, ele fez ponte de safena, é cardíaco. Preciso de ajuda”, clama Gisleine, que afirmar ter documento do Hospital Regional Rosa Pedrossian com o pedido de realização de troca da cânula.

O Hospital Regional ficou de checar os dados do paciente, mas até o fechamento da matéria não entrou em contato com a reportagem.

Cânula, o que é?

A cânula traqueal é um tubo curvado que possui uma chapa de proteção para fixar. Ela impede o fechamento do traqueostoma. Algumas pessoas usam-na permanentemente e outras apenas por um determinado tempo, tendo que trocá-la de tempo em tempo. Ela também precisa ser limpa regularmente para impedir que determinadas secreções e impurezas tragam dificuldades para respirar.

Jornal Midiamax