Após atingir meta, Sesau libera vacina contra a gripe para toda a população

Está liberada para toda a população, a partir desta terça-feira (17), a vacina contra a gripe, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Desta vez, não existe grupo prioritário, mas a Sesau afirma que sobraram apenas 20 mil doses e a população deve buscar imunizar-se o mais rápido possível. A campanha foi estendida para a população […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Está liberada para toda a população, a partir desta terça-feira (17), a vacina contra a gripe, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Desta vez, não existe grupo prioritário, mas a Sesau afirma que sobraram apenas 20 mil doses e a população deve buscar imunizar-se o mais rápido possível.

A campanha foi estendida para a população depois de cinco prorrogações, que tinham como objetivo atingir a meta do Ministério da Saúde, que era de imunizar 80% da população considerado de risco em Mato Grosso do Sul.

O balanço mais recente feito pela secretaria mostra que 85,71% da população, com 184.051 pessoas foi imunizada até o último domingo (15), quando se encerrou o último prazo para o grupo prioritário, que incluía grávidas, população com comorbidade (hipertensão, rinite, alergia e outras doenças) e crianças de 5 anos a menores de 10 anos.

Quem quiser tomar a vacina deve se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Campo Grande (MS), das 7 às 11 horas e das13às 17 horas, exceto nesta terça-feira (17) que, em virtude do jogo do Brasil, encerra o expediente às 11 horas. Na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, as unidades básicas também não abrem.

Imunização

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.

Vacinação do grupo prioritário

Conforme dados da Sesau, 53.414 crianças foram imunizadas; 9.784 gestantes; 18.710 trabalhadores em saúde; 1.608 mulheres que tiveram filhos recentemente; 80.080 pessoas com mais de 60 anos e 20.456 pessoas com comorbidade.

Conteúdos relacionados