Aquidauana está oficialmente na rota do brasileiro Filipe Leite, de 25 anos, um aventureiro que está percorrendo as Américas. Ele saiu do rodeio de Calgary, no Canadá, onde iniciou uma longa viagem no dia 8 de julho de 2012, junto com os seus três cavalos e a namorada, Emy, rumo à Festa do Peão de Barretos, em São Paulo.

A família do brasileiro morou no Canadá por 12 anos e, atualmente, reside em Espírito Santo do Pinhal (SP). Ele ficou em Toronto, maior cidade canadense, onde fez faculdade de jornalismo antes de realizar a aventura.

Conhecido como Cavaleiro das Américas, Filipe já passou por toda a América do Norte e América Central, num percurso de mais de 16 mil quilômetros. Ele chegou ao Brasil por Corumbá, no último dia 3 de junho.

Na manhã desta quarta-feira (18), o Cavaleiro das Américas foi recepcionado pela Fundação de Turismo da Prefeitura de Aquidauana, em parceria com o Clube do Laço Pantaneiro, na Estação Ferroviária. Acompanhado por uma comitiva pantaneira, ele agora segue para o Clube do Laço Pantaneiro, onde participará do tradicional Almoço de Comitiva. Na quinta-feira (19), vai para o distrito de Piraputanga.

Mato Grosso do Sul é a penúltima jornada antes de Filipe chegar a São Paulo. A Festa do Peão de Barretos, considerada como o maior festival de rodeio e música sertaneja do Brasil, está marcada para agosto.

Todos os passos dessa viagem a cavalo são devidamente registrados pela namorada do brasileiro. Quando tudo terminar, eles pretendem lançar um documentário sobre a aventura.