Geral

Aplicativo japonês indica áreas de refúgio em caso de desastres

A cidade de Chiba, no Japão, apresentou um serviço para localizar, através de smartphones, as áreas de refúgio mais próximas em caso de terremoto, tsunami ou outros desastres, informou no sábado (4) a rede de televisão “NHK”. Com o aplicativo ligado, basta apontar a câmera do aparelho em uma direção para que na tela do […]

Arquivo Publicado em 06/01/2014, às 15h56

None

A cidade de Chiba, no Japão, apresentou um serviço para localizar, através de smartphones, as áreas de refúgio mais próximas em caso de terremoto, tsunami ou outros desastres, informou no sábado (4) a rede de televisão “NHK”.

Com o aplicativo ligado, basta apontar a câmera do aparelho em uma direção para que na tela do mesmo sejam mostrados, em sobreposição à imagem captada pelo smartphone, os refúgios de emergência mais próximos e a distância até alcançá-los.

O sistema, desenvolvido pela empresa de conteúdos para celulares e tablets Kazasu, usa a tecnologia de posicionamento global por satélite (GPS).

Assim que é selecionada na tela uma das zonas de segurança propostas, o terminal mostra a rota mais conveniente para se chegar à mesma através do Google Maps.

A Kazasu explicou que o aplicativo tem armazenadas as 335 zonas de abrigo designadas pela cidade de Chiba em caso de forte terremoto, tsunami ou outros desastres.

A prefeitura local já iniciou uma campanha para que seus moradores façam o download do programa.

Jornal Midiamax