Apagão ocorreu por defeito em linhas de transmissão Norte-Sudeste
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, informou, na noite desta terça-feira, 4, que houve defeito em duas linhas de transmissão da interligação Norte-Sudeste, que teria levado ao apagão ocorrido nesta tarde em parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Chipp detalha, em entrevista coletiva, na sede do ONS no Rio, a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, informou, na noite desta terça-feira, 4, que houve defeito em duas linhas de transmissão da interligação Norte-Sudeste, que teria levado ao apagão ocorrido nesta tarde em parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Chipp detalha, em entrevista coletiva, na sede do ONS no Rio, a falha que provocou a interrupção de fluxo de 5 mil megawatts (MW) e, segundo ele, afetou o fornecimento de energia elétrica para cerca de seis milhões de pessoas. Cidades nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul foram afetadas. O diretor ressaltou que o fornecimento foi reestabelecido em tempo médio de 30 minutos.
Chipp informou que uma sobrecarga afetou a terceira linha de transmissão da interligação Norte-Sudeste. As três linhas de transmissão afetadas pertencem a FIP Brasil, Taesa e Eletronorte. A falha teria afetado 7% do consumo de energia do país, acrescentou ele.
Causas indefinidas
Quando questionado sobre o que ocasionou o incidente, Chipp informou que a causa ou causas dos defeitos que levaram ao apagão ainda não foram detectadas. A intenção do ONS é realizar uma reunião, na quinta-feira, 6, com o Ministério de Minas e Energia; Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e empresas envolvidas no incidente para tentar apurar as causas do apagão.
No entanto, mesmo sem conhecer as causas, Chipp descartou possibilidade de um incêndio ter provocado falha nas linhas de transmissão — em agosto de 2013, queimadas provocaram curtos-circuitos que resultaram no desligamento de duas linhas de transmissão, interrompendo o fornecimento de energia para todo o Nordeste por duas horas.
O diretor-geral do ONS também negou que a atual demanda elevada no SIN tenha relação com o incidente de hoje e garantiu que não há falta de manutenção nas linhas de transmissão. Destacou, ainda, que o atual padrão de temperatura elevada também não tem relação com a ocorrência.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.