A Anatel divulgou os resultados das medições da banda larga referentes ao segundo trimestre de 2014. O acompanhamento tem o propósito de fiscalizar o cumprimento das metas de qualidade impostas pela agência e traz dados sobre internet fixa e móvel em quase todos os Estados e no Distrito Federal. Só falta o Amapá, onde ainda não há voluntários para isso.

Cada cidadão pode conferir os resultados da operadora que contratou, seja para banda larga que usa em casa, seja para a que carrega no celular. Para isso há três documentos disponíveis, um para cada mês do trimestre: abril, maio e junho.

Cada publicação exibe os resultados das medições móvel e fixa junto com as metas, assim é possível notar em quais quesitos as operadoras vão bem e em quais elas não entregam o combinado. No final de cada documento consta a velocidade média das conexões na banda larga fixa.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a GVT era a que possuía maior velocidade em junho, entregando uma média em torno de 19.36 Mbps, seguida pela Net (15.46 Mbps) e pela Oi (8.01 Mbps). Em São Paulo a operadora também está na frente, com 17.31 Mbps; depois vêm Net, Vivo e Algar.