O Brasil é o país mais feliz do mundo. Pelo menos de acordo com uma pesquisa que analisou os selfies (autorretratos) tirados pelos usuários no Instagram. O aplicativo de viagens Jetpac foi o responsável pelo levantamento.

A empresa diz ter analisado mais de 150 milhões de fotos na rede social. Ela teria atribuído uma pontuação para cada imagem, de acordo com os sorrisos dos participantes.

Na metodologia aplicada, um software teria contado a quantidade de pixels que aparecem em cada sorriso nas fotos. Dessa forma, um pequeno e tímido sorriso contou menos pontos do que um largo e extrovertido.

O Brasil atingiu a marca de 60.8 pontos, de cem possíveis. O segundo lugar ficou com a Nicarágua (59.4), e a Colômbia terminou em terceiro (49.8). Os Estados Unidos ficaram em 33º (29.7). O penúltimo colocado foi a Coreia do Sul (9.5). O Japão ficou em último na fila (124º) com apenas 4.1 pontos.

O estudo analisou ainda quais circunstâncias fazem os brasileiros sorrirem. De acordo com a Jetpac, nós sorrimos mais em situações como bares e vida noturna (1º), música (2º) e restaurantes (3º).