AM: manauaras se irritam com ingleses e torcem pela Itália

O sorteio dos jogos da Copa do Mundo nem havia acontecido e um racha entre Manaus e Inglaterra já tinha iniciado. O técnico Roy Hodgson afirmou que a capital amazonense era “a sede a ser evitada”, o que irritou os manauaras. Quando os jogos foram determinados, calhou que a seleção inglesa terá que fazer sua […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O sorteio dos jogos da Copa do Mundo nem havia acontecido e um racha entre Manaus e Inglaterra já tinha iniciado. O técnico Roy Hodgson afirmou que a capital amazonense era “a sede a ser evitada”, o que irritou os manauaras. Quando os jogos foram determinados, calhou que a seleção inglesa terá que fazer sua estreia contra a Itália justamente na Arena da Amazônia e com expectativa de torcida contrária.

“Todo mundo aqui em Manaus está irritado com os ingleses. Ficaram falando que é quente, que é longe, que é isso, aquilo. Pode apostar que vai todo mundo torcer para a Itália”, afirmou à reportagem do Terra o taxista Francisco dos Santos, sobre a partida que está marcada para este sábado, às 19h (de Brasília).

“Aqui não é muito quente. Acho que o problema é que tem cidades mais conhecidas, como São Paulo e Rio de Janeiro, e eles queriam ficar por lá. E tem gente que acha que aqui é tudo índio. Aqui o tempo vive mudando. Se esperarem, vão ver que não é tão ruim. Se experimentarem a caipirinha, vão ver o que é bom”, disse a estudante Amanda dos Santos Soares, voluntária do Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

A imprensa inglesa também contribuiu para alimentar essa birra entre os manauaras. O Daily Mail publicou em dezembro de 2013 que era “bastante preocupante” a chance de jacarés apareceram nas ruas e chamou a capital amazonense de “cidade da selva”. Os jornais britânicos também criticaram as condições do gramado da Arena da Amazônia, classificando o campo como “seco e nu”.

Para Rodney Malveira, técnico em telecomunicações que mora a poucos metros do estádio, há outros motivos para torcer para os italianos. “A Itália já deu um título para nós, então vamos ver se pelo menos ela ganha nesse final de semana e que a gente enfrente eles na final, já que damos sorte contra a Itália”, explicou, lembrando-se da final da Copa de 1994. “Isso é um clima maravilhoso, tropical. Tem vários balneários, um rio imenso, o calor não é o pior não”, completou.

Conteúdos relacionados