Com a formação básica no ensino público concluída na José Maria Hugo Rodrigues, em Campo Grande, Gabriel Tiago Galdino, 17 anos, foi selecionado para integrar a delegação brasileira do Programa de Incentivo à Inovação e à Ciência Jovens Inovadores da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC) e vai representar o Brasil no Edinburgh Internacional Science Festival (EISF), a ser realizado em abril, na Escócia

No evento, ele apresentará sua pesquisa “Síntese de sais surfactantes a partir do líquido da castanha de caju utilizados no combate à ”. O projeto já foi premiado em duas feiras de Ciências no Brasil e nos Estados Unidos, no ano passado.

Para a feira escocesa que apresenta projetos inovadores, o estudante sul-mato-grossense viajará acompanhado da estudante Gabriela Sabine Lamberti Escobar, 16 anos, do segundo ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de MS (UFMS). Ela também selecionada e hoje é responsável pelos testes biológicos do experimento.

Eles já estão em fase da pesquisa que visa a produção e comercialização do novo tipo de sal que, em contato com a água, extermina as larvas que originam o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Apoio financeiro

Gabriel e Gabriela – que também concluiu o ensino médio em escola pública estadual – buscam agora apoio financeiro para cobrir as despesas da viagem até a cidade escocesa de Edinburgh, onde ocorrerá a feira internacional, considerada o maior evento europeu de empreendedorismo inovador em ciências e tecnologia.

A feira será realizada de 15 a 21 de abril e o Brasil é o único país não europeu convidado.

Os dois estudantes integraram e foram avaliados pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), da secretaria estadual de Educação, indicados pelas suas respectivas escolas por se destacarem nas áreas acadêmicas em geral.