Alemão diz que foi aconselhado a não assumir que era gay quando jogava

O alemão Thomas Hitzlsperger afirmou em entrevista ao The Guardian que foi aconselhado por amigos a não assumir que era homossexual, enquanto ainda atuava pelo Wolfsburg, na temporada 2011/12. O ex-jogador da seleção da Alemanha e de equipes Stuttgart, Aston Villa, Lazio, West Ham e Wolfsburg, que se aposentou em 2013, anunciou na quarta-feira que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O alemão Thomas Hitzlsperger afirmou em entrevista ao The Guardian que foi aconselhado por amigos a não assumir que era homossexual, enquanto ainda atuava pelo Wolfsburg, na temporada 2011/12. O ex-jogador da seleção da Alemanha e de equipes Stuttgart, Aston Villa, Lazio, West Ham e Wolfsburg, que se aposentou em 2013, anunciou na quarta-feira que é gay.

“Todos me disseram ‘não faça isso, uma grande onda vai cair na sua cabeça’. Mas depois eu percebi que ninguém saberia com seria a repercussão. Não há precedentes (de alguém assumindo gay), então todo mundo pode apenas especular o que aconteceria”, disse Hitzlsperger.

Segundo o ex-jogador, a aposentadoria em setembro o trouxe mais tempo para pensar sobre o assunto. “Isso realmente me ajudou, pois pude ver outros esportistas assumindo sua sexualidade. Eu li sobre John Amaechi, Gareth Thomas and Tom Daley. Eles não são jogadores de futebol, mas o fato de eles irem a público e falarem me trouxe o sentimento de que eu não estava sozinho. Eu pensei que poderia ajudar jogadores de futebol que estão na mesma situação que a minha…Eu queria encorajá-los”.

Hitzlsperger afirmou que a decisão de se assumir homossexual publicamente foi dura. O ex-jogador, porém, disse que tinha mais medo de falar com sua família e amigos. “Eu fiquei surpreso e feliz que todos eles ficaram bem com isso. De onde eu venho, na Bavaria rural, homossexual é considerado anormal. Eu esperava uma reação negativa de quem não entenderia isso, mesmo dentro da minha família, mas ninguém se importou com isso. Eu tive total suporte deles”.

O alemão estava noivo e rompeu com sua ex-namorada de infância pouco antes do casamento, há seis anos. Segundo Hitzlsperger, ele percebeu que não estava certo de sua orientação sexual e assim permaneceu até sua carreira terminar. “Finalmente eu cheguei à conclusão que prefiro viver com homens”.

Conteúdos relacionados