‘Ainda há preconceito’, diz ex-padre homossexual argentino

O Argentino Wenceslao Maldonado, 74 anos, hoje em dia mais conhecido por seus poemas de teor homoeróticos, há apenas 25 anos se destacava por motivos bem diferentes. Ele era o líder provincial dos Salesianos, uma congregação da Igreja Católica Apostólica Romana fundada por São João Dom Bosco em 1859. Dedicou-se a vida religiosa dos 13 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Argentino Wenceslao Maldonado, 74 anos, hoje em dia mais conhecido por seus poemas de teor homoeróticos, há apenas 25 anos se destacava por motivos bem diferentes. Ele era o líder provincial dos Salesianos, uma congregação da Igreja Católica Apostólica Romana fundada por São João Dom Bosco em 1859. Dedicou-se a vida religiosa dos 13 aos 50 anos e resolveu deixar o sacerdócio por sentir-se afastado do que realmente lhe interessava: a educação.

A sua história se funde em muitos pontos com a própria história da Argentina, uma vez que ele entrou para a vida religiosa simultaneamente ao Papa Francisco, além de ter vivido de perto a ditadura e a guerra das Malvinas. O capítulo mais recente de sua história se escreveu no dia 1º de agosto, quando Wenceslao, homossexual assumido desde a década de 90, casou-se, oficialmente, com o companheiro Ariel Gutiérrez, em um cartório da cidade de Buenos Aires.

Conteúdos relacionados