Mais de 300 agentes de saúde participaram na manhã desse sábado (22) do 1º Rolezinho contra a Dengue. A ação tem como objetivo a conscientização da população e dos comerciantes do centro da cidade quanto ao combate e prevenção da dengue. Em 2013, 13% dos focos de dengue foram localizados no centro da Capital.

De acordo com o presidente do Conselho de Segurança do Centro e membro da Rotary Clube, Adelaido Luís Villa, 760 pessoas deixaram de trabalhar entre dezembro de 2012 e março de 2013 por conta da dengue no comércio central.  580 funcionários apresentaram atestados e 180 lojistas deixaram de trabalhar por conta da epidemia da doença.

“A epidemia da dengue no ano passado deixou uma lição, que nós temos que unir forças para acabar com os focos” fala.  Adelaido explica que na área do comércio os principais focos de reprodução do mosquito são as calhas das lojas, as caixas de água e o lixo acumulado.

“Os agentes de saúde estão entrando e orientando os lojistas quanto à prevenção”. Fala.

De acordo com o secretário municipal da Secretaria de Saúde Pública (Sesau) Ivandro Correa a diminuição de casos registrados na Capital mostra que a epidemia da dengue estaria controlada.

“Esse ano em janeiro foram registrados 600 casos da doença, contra mais de 24 mil do ano passado. Nesse ano não foi registrada nenhuma morte e nenhum caso de dengue hemorrágica. Em 2013, só em janeiro foram registradas oito mortes. Então posso dizer que as ações de prevenção estão funcionando”, fala.

O 1º Rolezinho contra a Dengue é uma ação da Secretaria de Saúde Pública (Sesau) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) conselho Comunitário de Segurança da Área Central, Conselho do Comércio Central, Rotary e Jacaré Moto Clube.