África tenta conter pânico provocado pelo ebola
Os países do oeste da África que apresentam casos de ebola tentavam nesta quarta-feira (13) conter o pânico da população ante uma epidemia que já causou mais de mil mortes na região. A autorização de tratamentos experimentais na terça-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde) provocou uma pequena esperança, mas apenas poucas pessoas serão beneficiadas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os países do oeste da África que apresentam casos de ebola tentavam nesta quarta-feira (13) conter o pânico da população ante uma epidemia que já causou mais de mil mortes na região.
A autorização de tratamentos experimentais na terça-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde) provocou uma pequena esperança, mas apenas poucas pessoas serão beneficiadas entre as centenas de casos registrados.
“Devemos evitar o pânico e o medo, é possível evitar o ebola”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que anunciou a nomeação de um coordenador das Nações Unidas para a doença, o epidemiologista britânico David Nabarro.
“Nos próximos dias, a ONU vai reforçar as ações para conter o ebola”, prometeu Ban, que citou o envio de médicos e de material de proteção aos países afetados.
O Canadá anunciou que entregará à OMS entre 800 e 1.000 doses de uma vacina experimental contra o vírus do ebola para tentar controlar a epidemia sofrida pela África Ocidental.
A vacina (VSV-EBOV), desenvolvida pelo laboratório de microbiologia da Agência de Saúde Pública em Winnipeg (Manitoba, centro), ainda não foi testada em humanos, mas “se revelou promissora na pesquisa em animais”, segundo a ministra da Saúde, Rona Ambrose, em um comunicado.
A Cedeao (Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental) anunciou a morte na cidade de Lagos, capital financeira da Nigéria, de um de seus funcionários, o que eleva a três o número de óbitos no país, o de maior população do continente africano.
A Libéria informou que o soro experimental americano ZMapp, que apresentou resultados positivos em dois americanos, mas que não conseguiu salvar um padre espanhol que faleceu na terça-feira depois de ter sido repatriado a Madri, será administrado apenas a dois médicos liberianos, os doutores Zukunis Ireland e Abraham Borbor.
“A FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos) dos Estados Unidos autoriza o fabricante a enviar o remédio ao ministério da Saúde apenas para que seja utilizado nos dois médicos. O medicamento chegará ao país nas próximas 48 horas”, afirma um comunicado da presidência da Libéria.
Na vizinha Serra Leoa, um segundo médico que participava na luta contra a epidemia de ebola morreu após contrair o vírus mortal.
O médico Modupeh Cole, que trabalhava no hospital Connaught de Freetown, foi transportado em 9 de agosto para o centro de tratamento especializado em ebola de Kailahun (leste), que anunciou a sua morte.
O ministério da Saúde desse país informou que escreveu uma carta ao grupo americano que produz o soro para obter o medicamento.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.