África Subsaariana produzirá 6 milhões de barris diários de petróleo em 2020
A produção de petróleo na África Subsaariana deverá ultrapassar os 6 milhões de barris por dia em 2020, sendo que a Nigéria e Angola permanecerão como os principais produtores. Segundo o relatório Africa Energy Outlook, da Agência Internacional de Energia (EIA) – o primeiro dedicado à energia na região -, “a produção de petróleo sobe […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A produção de petróleo na África Subsaariana deverá ultrapassar os 6 milhões de barris por dia em 2020, sendo que a Nigéria e Angola permanecerão como os principais produtores.
Segundo o relatório Africa Energy Outlook, da Agência Internacional de Energia (EIA) – o primeiro dedicado à energia na região -, “a produção de petróleo sobe para mais de 6 milhões de barris por dia em 2020, mas depois cai para 5,3 milhões em 2040”, ficando Angola e a Nigéria como os produtores principais, “apesar de Uganda e do Quênia aumentarem a produção na década de 2020”.
O trabalho, que faz extensa análise do setor energético no continente, destaca, no capítulo das previsões mais genéricas, que “a produção de gás aumentará para 230 bilhões de metros cúbicos [m³] em 2040, liderada pela Nigéria e pela expansão da produção em Moçambique (60 m³ em 2040), Angola e na Tanzânia (cada um com 20 m³)”.
As exportações de petróleo, que representam a maioria da produção africana, vão se concentrar nos mercados asiáticos, prevê a EIA, antecipando que as exportações líquidas devem cair para cerca de 3,8 milhões de barris por dia em 2040, em parte devido ao aumento da capacidade de refino e do aumento do consumo no continente.
Os analistas da EIA preveem também o aumento de gás natural liquefeito (LNG) para 100 m³ em 2040, por Moçambique e pela Tanzânia, “o que representa 17% do comércio intrarregional de LNG”. Juntamente com a África do Sul, Moçambique deve se tornar um dos exportadores-chave de carvão.
Em geral, o documento da EIA estima que o sistema de energia na África Subsariana deve se expandir rapidamente nos próximos 25 anos, com a economia a quadruplicar de tamanho, e a população quase a duplicar, para 1,75 bilhão de pessoas. A procura por energia deve crescer 80%.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.