Três aeroportos da Indonésia retomaram suas atividades neste sábado, enquanto outros quatro permanecem fechados em função de uma forte erupção vulcânica.

Pelo menos três pessoas morreram e milhares receberam ordem para deixar suas casas na ilha indonésia de Java, a maior do arquipélago, depois da forte erupção de um vulcão que expeliu cinzas e pedras incandescentes a longa distância.

O estado de alerta por causa da erupção do Monte Kelud, considerado um dos mais perigosos de Java, ilha densamente povoada, foi emitido na quinta-feira à noite, pouco antes do início da atividade vulcânica.

Imagens transmitidas pela televisão mostraram cinzas e rochas que caíam como uma chuva sobre os povoados próximos. Os moradores fugiam aterrorizados para os centros de evacuação.

As cidades de Surabaya, Yogyakarta e Solo, Semarang e Bandung, ao leste de Java, também foram afetadas e todos os voos dos aeroportos destas localidades foram cancelados, anunciou o ministério dos Transportes.

O centro de vulcanologia e de riscos geológicos do país considera pequena a possibilidade de uma nova erupção tão potente quanto a de quinta-feira.

As autoridades pediram aos moradores que não retornem para suas casas, pois alguns locais ainda são afetados por rios de lava e por uma grande concentração de enxofre no ar.

Na Indonésia, há cerca de 130 vulcões em atividade. No início do mês, a erupção de outro vulcão, o Sinabung, no oeste de Sumatra, provocou 16 mortes.

As erupções do Kelud (1.731 metros) provocaram desde o século XVI quase 15.000 mortes, sendo 10.000 em 1568.