Geral

Advogado de Snowden avalia que Rússia prorrogará asilo

Um advogado do ex-analista de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden disse a uma rádio alemã, nesta quinta-feira, esperar que o asilo de seu cliente na Rússia seja prorrogado depois de julho. “Presumimos que será estendido”, disse Wolfgang Kaleck, advogado de Snowden na Alemanha, à emissora Indoradio. Ele acrescentou, no entanto, que não há garantia […]

Arquivo Publicado em 05/06/2014, às 13h32

None

Um advogado do ex-analista de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden disse a uma rádio alemã, nesta quinta-feira, esperar que o asilo de seu cliente na Rússia seja prorrogado depois de julho.


“Presumimos que será estendido”, disse Wolfgang Kaleck, advogado de Snowden na Alemanha, à emissora Indoradio. Ele acrescentou, no entanto, que não há garantia de que isso vá acontecer.


A Rússia concedeu a Snowden asilo de um ano em agosto de 2013, apesar de os Estados Unidos terem demonstrado a Moscou seu desejo de que ele fosse enviado para lá e enfrentasse acusações criminais, incluindo espionagem, por revelar em junho do ano passado programas secretos de vigilância de Internet e telefone executados pelo governo dos Estados Unidos.


No mês passado, Snowden disse não estar sob o controle do governo da Rússia e que não deu a Moscou documentos de inteligência, após quase um ano de asilo por lá.


Kaleck também pediu ao comitê parlamentar alemão – que quer questionar Snowden como parte de uma investigação sobre a vigilância em massa de cidadãos alemães exposta por ele – que solicite uma audiência na Alemanha.


As revelações sobre as atividades de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) afetaram as relações entre Berlim e Washington.

Jornal Midiamax