As ações japonesas recuaram nesta quinta-feira (2) depois que dados fracos sobre atividade industrial mundial e temores sobre o Ebola nos Estados Unidos assustaram os mercados globais, levando investidores a buscarem a segurança de títulos dos EUA, o iene e ouro.

Investidores começaram a buscar o iene depois que uma série de pesquisas mostrou que a atividade industrial na Alemanha teve contração pela primeira vez em 15 meses, que o setor industrial chinês quase não cresceu, enquanto os Estados Unidos desaceleraram mais que o esperado.

Às 7h53 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,32%, com a baixa potencialmente limitada pelo fechamento dos mercados tanto na China quanto em Hong Kong por feriados locais.

As ações japonesas lideraram a venda generalizada na Ásia, com o pano de fundo de preocupações sobre o crescimento mundial e uma economia doméstica trôpega levando o índice Nikkei de Tóquio a cair 2,6%.

“Os últimos dias viram uma torrente de eventos causadores de nervosismo convergirem para jogar uma sombra sobre a perspectiva de investimento”, disse o operador de vendas do CMC Markets Niall King, em um relatório a clientes.

“A confirmação de um caso de Ebola nos EUA se juntou a uma lista crescente de notícias ruins com tensões geopolíticas na Ucrânia e em Hong Kong, e receios sobre crescimento acerca da China e da Europa minando o apetite por risco”, disse ele.

Veja o desempenho das bolsas da região:

Nikkei: 15.661/ -2,61%

Hong Kong: fechada por feriado

Xangai: fechada por feriado

Seul: 1.976/ -0,77%

Taiwan: 8.975/ -0,17%

Cingapura: 3.228/ -1,08%

Sydney: 5.297/ -0,68%