No madrugada do dia 25 de dezembro de 2013 um grupo de 10 pessoas passou o Natal entregando marmitas a moradores de rua em Campo Grande. A ação foi o resultado de dois dias de preparação e montagem da entrega dos alimentos, que foram captados por doação. O Facebook e telefonemas serviram como ferramentas para chegar ao voluntariado.

“Eu não tinha experiência com voluntariado mas conversei com minha amiga sobre a vontade de ajudar essas pessoas e nos associamos a outras pessoas que estão ajudando na organização e viabilização dessa ajuda. No Natal entregamos 100 marmitas e desejamos fazer uma ação assim semanalmente porém a dificuldade maior é para a compra dos alimentos”, conta a organizadora da iniciativa que ainda não tem um nome, Lívia dos Santos.

As próximas datas para a entrega de marmitas serão nos dias 24 e 25 de janeiro em que o grupo irá distribuir um risoto de frango. Para a montagem dos pratos a ação arrecada com os participantes os seguintes ingredientes:

3 pacotes de arroz / 4 kg de cebola / 4 kg de tomate / 2 pcts de alho ( + ou – 5 cabeças) / 12 peitos de frango / 5 extratos ou molho de tomate / salsinha e cebolinha / 2 potes de tempero completo / 150 garrafas de água / 130 caixinhas de suco / 1 peça de queijo para ralar= + ou – 1 kg / 75 marmitas de alumínio / 200 colheres de sopa descartáveis / um botijão de gás.

O apoio também pode ser dado pelos voluntários em dinheiro. No caixa o grupo conta até o momento com apenas R$ 183,88. As pessoas podem ajudar na ação com a montagem das marmitas, assim como na distribuição que será feita de forma volante. Um dos diferenciais da ação social diz respeito ao fato de que a comida é levada diretamente a vários pontos da cidade onde existe a concentração de moradores de rua.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 9121-8090/ (67) 8178-8667 ou pelo (67) 9931-8325, e na comunidade virtual https://www.facebook.com/groups/230254830482545/?notif_t=group_added_to_groupO grupo aceita apoio para a acomodação das marmitas que precisará de isopor e caixas.

Por que participar ?

  • Os organizadores trabalham com uma triagem já definida e por isso conseguem levar as marmitas com uma logística;
  • Como ter dúvidas da seriedade de um grupo que passa o Natal fazendo uma boa ação a moradores de rua?
  • O voluntário pode ajudar de diversas formas: se não tem dinheiro ajude na montagem das marmitas. No Natal ela levou um dia inteiro quase;
  • Dinheiro ajuda sim, já que na véspera da entrega sempre alguns ingredientes ou materiais precisam ser comprados;
  • É melhor e mais seguro ajudar um mendigo junto com este grupo. Se te pegarem atrás de mendigos no meio da rua sozinho, querendo ajudar podem pensar que você está louco;
  • Fazer diferença na vida de alguém pode fazer muita diferença na sua vida;
  • Se você não ajudar um dia essa ação social pode não seguir em frente. Se você ajudar ela cresce a ponto de um dia não depender da sua ajuda;