Estão abertas as inscrições para o 15º Encontro do Proler (Programa do Livro e da Leitura), evento que reúne oficinas, palestras e atividades pedagógicas e culturais entre os dias 23 de setembro e 9 de outubro. As ações, promovidas pelo Comitê Proler Campo Grande, contam também com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O 15º Encontro (cujo tema é Identidade de Mato Grosso do Sul: do local ao universal) é aberto ao público em geral e possibilita a criação de novas e importantes ferramentas de trabalho e estudo para acadêmicos de cursos de licenciatura, professores, bibliotecários, contadores de histórias e gestores públicos desenvolverem práticas de incentivo à leitura.

As oficinas oferecidas apresentam variedade de temas que contemplam toda a diversidade dos estudos da linguagem e da literatura. Em diversos espaços a gramática, a literatura, os gêneros textuais, os novos suportes tecnológicos de leitura, o ensino de literatura para o ensino médio e também a literatura infanto-juvenil estarão em destaque.

O objetivo é fortalecer as ações de incentivo à leitura e identificar iniciativas das entidades parceiras. “O Encontro abre mais um espaço para as diversas vozes da produção literária regional e garante visibilidade para ações de incentivo à leitura. O Comitê se sente honrado em disponibilizar aos interessados oficinas, palestras e momentos de novas reflexões como vias de qualificação para o desenvolvimento de uma leitura crítica e plural”, analisa Neusa Narico Arashiro, coordenadora do Proler-Campo Grande.

O comitê do Proler atua há 17 anos no Estado com o objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. É constituído por voluntários, como professores universitários, bibliotecários, instituições públicas e privadas.