Geral

“12 anos de Escravidão” é o melhor filme no BAFTA 2014; “Gravidade” lidera

O filme “12 anos de Escravidão” foi escolhido como melhor filme na 67ª edição dos prêmios BAFTA, da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema. No entanto, “Gravidade”, do diretor mexicano Alfonso Cuarón, liderou o ranking de premiações. O longa metragem recebeu seis e foi indicado em 11 categorias. A cerimônia acontece na […]

Arquivo Publicado em 16/02/2014, às 20h50

None

O filme “12 anos de Escravidão” foi escolhido como melhor filme na 67ª edição dos prêmios BAFTA, da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema.

No entanto, “Gravidade”, do diretor mexicano Alfonso Cuarón, liderou o ranking de premiações. O longa metragem recebeu seis e foi indicado em 11 categorias. A cerimônia acontece na Royal Opera House de Londres, neste domingo (16), e é apresentada pelo ator Stephen Fry.

O longa já recebeu o prêmio de melhor filme britânico e concorreu com “Mandela: Long Walk to freedom”,”Philomena”,”Rush: No Limite da Emoção”,”Walt nos Bastidores de Mary Poppins” e “The Selfish Giant”.

O diretor Alfonso Cuarón levou o prêmio de melhor diretor por “Gravidade”. Até o momento, o Bafta de ouro das categorias melhores efeitos visuais, fotografia, música original e som também foram para o longa. Durante a cerimônia, ele disse que se considerava parte da indústria cinematográfica do Reino Unido, já que tinha vivido na Grã-Bretanha por 13 anos e feito metade de seus filmes no país.

O prêmio de melhor ator foi para Chiwetel Ejiofor em “12 Anos de Escravidão”. Cate Blanchett, de “Blue Jasmine”, recebeu a premiação de melhor atriz.

Jennifer Lawrence recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante em “Trapaça”. O longa recebeu também a premiação de melhor roteiro original. Já para melhor ator coadjuvante, a estatueta foi para o ator somali-americano Barkhad Abd em sua estreia, em “Capitão Phillips”, de Paul Greengrass.

Considerado uma prévia inglesa do Oscar, o Bafta premiou “Fronzen – Uma Aventura Congelante” como o melhor longa-metragem animado.

Leonardo di Caprio, Judi Dench, Helen Mirren, Tom Hanks e a serena Cate Blanchett, grande favorita por”Blue Jasmine”, de Woody Allen, estão presentes na premiação e já passaram pelo tapete vermelho.

Jornal Midiamax