11º Festival América do Sul homenageia três ícones da literatura e música de MS
Em sua 11ª edição o Festival América do Sul deste ano homenageia a arte e a cultura de Mato Grosso do Sul e do mundo através da literatura e da música de Lobivar Barros de Matos, Aurélio Miranda e Horácio Ferrer. Com o tema “Sinta a Arte, Viva a Cultura” o 11º Festival América do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em sua 11ª edição o Festival América do Sul deste ano homenageia a arte e a cultura de Mato Grosso do Sul e do mundo através da literatura e da música de Lobivar Barros de Matos, Aurélio Miranda e Horácio Ferrer.
Com o tema “Sinta a Arte, Viva a Cultura” o 11º Festival América do Sul acontecerá de 30 de abril a 4 de maio na cidade de Corumbá reunindo artistas da música, teatro, dança, literatura, cinema, artes plásticas, artesanato, palestras e oficinas.
As homenagens deste Festival vão contar a história e mostrar a arte do corumbaense Lobivar Barros de Matos. Falecido aos 32 anos o escritor modernista deixou de legado para sua gente toda sua composição poética.
Depois de ter se formado na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, ele volta a sua Corumbá na década de 1940 tornando-se conhecido como voz popular no jornal da cidade, intermediando as várias revindicações sociais da região.
Movido por uma poética totalmente regional Lobivar foi responsável por escrever livros poéticos com destaque para as obras Areôtorare – poemas boróros de 1935 e Sarobá do ano de 1936. Sua obra era composta de versos livres e de disposição gráfico-espacial que crivam imagens. Sua paixão por Corumbá também era retratada nos poemas que falavam da beleza da Cidade Branca, sendo lembrado até os dias atuais por sua atividade criadora.
Mais homenageados
O 11º Festival América do Sul também vai trazer homenagens à música sul-mato-grossense e nacional. O compositor, instrumentista e intérprete da música de viola Aurélio Miranda também será homenageado. Ele é conhecido nacionalmente como compositor e defensor da música regional com mais de 300 obras gravadas por artistas regionais e nacionais.
Com composições que falam do Estado de Mato Grosso do Sul e do Pantanal sul-mato-grossense Aurélio Miranda encantou a todos com canções como: Estrada De Chão, Proibidos De Amar, Chão Da Saudade, Flor Da Fronteira e Mulher Pantaneira entre tantas outras.
O Festival continua sua homenagem à música com o escritor, poeta e historiador argentino Horácio Ferrer. Ele escreveu mais de duzentas canções, vários livros de poesia e ficou conhecido como grande historiador do tango uruguaio. É especialmente famoso por tangos canções e é responsável por uma das 100 melhores músicas latinas da história, a canção ” Balada para un loco “.
Horácio é amante das paixões populares, é um fã do Huracán na Argentina e Defensor Sporting do Uruguai e é presidente da Academia Nacional de Tango na Argentina.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.