Yoga busca melhora física, consciência corporal e autoconhecimento

Existem diversas linhas de Yoga, algumas suaves e outras com movimentos intensos. Mas todas procuram promover o bem-estar e podem ser incluídas em situações simples do cotidiano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Existem diversas linhas de Yoga, algumas suaves e outras com movimentos intensos. Mas todas procuram promover o bem-estar e podem ser incluídas em situações simples do cotidiano

Muito além de uma atividade física, a Yoga trabalha a consciência corporal, o autoconhecimento, a flexibilidade, a resistência e a respiração, explica o instrutor Juliano Sales Lima. Praticante de Yoga há quase 15 anos, Juliano conta que a respiração é o principio da prática e que a partir do controle dela a pessoa consegue ter um controle maior de todas as atitudes do dia a dia.

“A prática traz equilíbrio e desperta a pessoa para o lado espiritual. É como na lei da física, ação e reação. Quanto mais você pratica, mais consciência você tem, mais equilíbrio, disciplina. Isso tudo é a reação, a consequência que a prática traz”, diz.

Existem diversas linhas de Yoga, algumas são mais suaves, voltadas para a meditação e a recitação de mantras, outras possuem movimentos mais intensos. Mas, independente de qual seja a escolha, todas procuram promover o bem-estar e podem ser incluída em situações simples do cotidiano.

A palavra Yoga (vem do sânscrito) e significa união, em referência ao equilíbrio entre o corpo, a mente e a essência do homem. E é exatamente isso que os praticantes procuram.

A artista visual e bailarina Fabiana Silveira, 29 anos, conta que desde que começou a praticar o Yoga há um ano tem um ritmo de vida muito melhor. Com a educação da respiração a prática da dança melhorou e a ansiedade acabou.

“Comecei a praticar para ter mais flexibilidade e relaxar. Mas, a partir da consciência da respiração, tenho um controle melhor de tudo. Na dança eu me esquecia de respirar e acaba perdendo o fôlego. Agora, não. Sem dizer que meu dia é outro”, diz.

O instrutor enfatiza que uma das vantagens da Yoga é que não há pré-requisito para praticar. “Não importa se a pessoa está magra, ou acima do peso. O mais importante é se concentrar e se envolver com esse momento, para que os resultados possam aparecer”, explica.

“A melhora do físico é uma consequência que o Yoga traz, já que trabalha a força e a flexibilidade do próprio corpo” emenda.

Conteúdos relacionados