VÍDEO: Fazendeiros ocupam Funai e ‘rogam praga’ contra índios do MS

Um vídeo gravado durante protesto dos fazendeiros realizado na manhã desta terça-feira (19), no prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), na rua Maracaju, no centro de Campo Grande, mostra uma ex-produtora rural de Mato Grosso do Sul ‘rogando uma praga’ contra os índios de Mato Grosso do Sul. “Olha, o dia 30 está chegando. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um vídeo gravado durante protesto dos fazendeiros realizado na manhã desta terça-feira (19), no prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), na rua Maracaju, no centro de Campo Grande, mostra uma ex-produtora rural de Mato Grosso do Sul ‘rogando uma praga’ contra os índios de Mato Grosso do Sul. “Olha, o dia 30 está chegando. Eu não sou produtora rural. Eu não sei de nada, mas rogo uma praga: Morram! Morram todos!”, afirma.

No vídeo, divulgado na internet pela jornalista Karina Vilas Boas, a mulher se diz ex-produtora rural e que vendeu sua propriedade antes que as ocupações ocorressem, mas que se solidariza com a situação dos fazendeiros.

O dia 30, a que a mulher se refere, é o prazo dado pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, aos fazendeiros para receberam as indenizações das propriedades ocupadas por índios no estado.

A ex-proprietária é ovacionada quando ‘roga a praga’ e outras pessoas que estão dentro do prédio riem diante da declaração. No decorrer do vídeo, outros produtores rurais demonstram seu preconceito ao chamarem os índios de cachaceiros e afirmar que eles não trabalham.

Em certo momento, a produtora também coage os funcionários da Funai. “Vocês representam a União. O que a União está fazendo com a gente? O que vocês estão fazendo com o cidadão brasileiro? Querem o quê? Fome e miséria? O que vocês vão produzir lá na terra delas ou deles?”, afirma.

Conteúdos relacionados